top of page
Tratamento Osteoporose

Tratamento

Para pacientes de alto risco, tratamentos medicamentosos são necessários para reduzir efetivamente o risco de fraturas devido à osteoporose.

Hoje há mais opções de tratamento de osteoporose do que nunca. O tipo de tratamento prescrito dependerá do seu perfil de risco individual. Isso inclui o risco de um tipo específico de fratura (coluna, quadril ou outras), outras condições médicas ou medicamentos que você pode tomar. Finalmente, considerações de custo e custo-efetividade, disponibilidade, preferência pessoal e conforto do paciente com o tratamento sem dúvida, também influenciarão as recomendações do seu médico sobre as opções terapêuticas.

Os tratamentos têm se mostrado eficazes para reduzir o risco de fratura de quadril em até 40%, fraturas vertebrais em 30-70% e, com alguns medicamentos, reduzir o risco de fraturas não vertebrais em 15-20%. A redução de risco global pode atingir 80%. 

Existem dois tipos principais de tratamento: agentes anti-reabsortivos - que reduzem a destruição óssea e, portanto, preservam a densidade mineral óssea (DMO); e agentes anabólicos - que estimulam a formação óssea, aumentando assim a DMO.

As terapias medicamentosas aprovadas medicamente para o tratamento da osteoporose e prevenção de fraturas incluem:

  • Bisfosfonatos (alendronato, risedronato, ibandronato, ácido zoledrônico)
     

  • Raloxifeno
     

  • Teriparatida
     

  • Denosumabe
     

  • Romosozumabe
     

  • Terapia de Reposição Hormonal *
     

​*O Estrógeno (estrogênio com ou sem progesterona) não é um tratamento primário para osteoporose, mas tem mostrado aumentar a DMO e reduzir risco de fratura em mulheres após a menopausa. A TRH só é recomendada para mulheres mais jovens na pós-menopausa precoce para o tratamento de sintomas da menopausa, quando sem contraindicações ao seu uso, e por um período limitado.

EFEITOS COLATERAIS DO TRATAMENTO

No geral, as terapias utilizadas são seguras e eficazes. Existem potenciais efeitos colaterais com qualquer medicação, e é importante estar ciente disso. Cada tipo de medicação tem diferentes mecanismos de ação e um perfil distinto de efeitos colaterais. Para pessoas com alto risco de fratura, o benefício de um tratamento na diminuição do risco de fratura supera em muito a rara ocorrência de efeitos colaterais graves. Se você tem alguma preocupação, não pare de tomar medicação sem conversar com seu médico.

​IMPORTÂNCIA DE MANTER SEU TRATAMENTO

Como todos os medicamentos, os tratamentos de osteoporose só funcionam se forem tomados corretamente. Como ocorre em outras doenças crônicas, cerca de metade dos pacientes com osteoporose interrompe seu tratamento após apenas um ano. Se você foi medicado para osteoporose, deve ter em mente que, realizando corretamente seu tratamento, você pode se beneficiar de perder menos massa óssea e reduzir o risco de fratura.

Ao contrário do que acontece quando você toma um antibiótico, você não será capaz de dizer se o tratamento da osteoporose está funcionando. É por isso que uma boa comunicação entre você e seu médico é importante. Novamente, se você tiver alguma dúvida ou preocupação, não pare a medicação sem discutir opções com o seu médico. Parar o tratamento aumentará suas chances de ter uma fratura, que pode ter consequências graves.

SUPLEMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA

Além da terapia medicamentosa, suplementos de cálcio e vitamina D podem ser prescritos para garantir a máxima eficácia da sua medicação. Você deve estar ciente de que a atenção aos fatores de estilo de vida (incluindo fatores de risco, nutrição e exercícios) deve acompanhar qualquer tratamento medicamentoso prescrito.

Fonte:https://www.osteoporosis.foundation/patients/treatment

Acesse nosso Blog para mais conteúdos

bottom of page