Olá, vamos falar um pouco hoje sobre os tratamentos para osteoporose e sua eficácia
Primeiro de tudo, quero dizer que é um desafio enorme conseguir tratar osteoporose. Pois é uma doença que não dá sintoma, ou seja, você não sente nada, que tem tratamento que você tem que fazer por muuuuito tempo (anos e anos a fio) e tudo isso para – continuar não sentindo nada.
É difícil compreender, mas esse é o papel do tratamento. Ele é preventivo – mas não para osteoporose, que já existe – mas sim para as FRATURAS! Então, se você está tratando e nada mudou na sua vida, agradeça aos remédios, que estão aí prevenindo uma fratura.
Hoje em dia temos diversas medicações disponíveis no mercado para tratamento de osteoporose. Veja, não vamos falar sobre suplementos hoje – vitaminas, minerais, etc. Hoje é só sobre remédios.
Os remédios mais antigos disponíveis são os chamados bisfosfonatos. Os mais conhecidos são o alendronato e risedronato. Não é por serem antigos que não funcionam. Aliás, são os mais utilizados não só no Brasil, mas no mundo todo. Conseguem reduzir em média 50% das fraturas por osteoporose.
Medicações mais modernas tem surgido no mercado mas com preço ainda um pouco salgado para o público brasileiro, são eles o denosumabe e o romozosumabe. Mas que nomes difíceis não? E mais difícil é explicar como atuam. Mas não se preocupe, são remédios também muito eficazes na prevenção de fraturas.
O SUS atualmente contempla medicações para tratamento de osteoporose e são elas o alendronato, risedronato, raloxifeno e teriparatida. São medicações muito eficazes na prevenção de fraturas e cada uma delas deve ser usada em situações específicas.
Conhece alguém que trata ou precisa de tratamento? Recomende uma avaliação. Compartilhe
Comments