.jpg)
Diagnóstico da Osteoporose
Se você tem fatores de risco para osteoporose é importante que você peça ao seu médico uma avaliação da qualidade óssea.
Como parte do seu 'check-up', seu médico deve obter um histórico médico completo que inclua informações sobre suas doenças pré-existentes, uso de medicações e quaisquer fraturas recentes. Além disso, seu médico provavelmente estimará seu risco de fratura usando uma ferramenta de avaliação de risco, como FRAX. ®
Dependendo dos resultados da avaliação do risco de fratura, pode ser recomendado um teste de Densidade Mineral Óssea (DMO). Em alguns países (por exemplo, EUA), o teste de DMO é recomendado para todas as mulheres e homens aos 65 anos, independentemente de terem ou não fatores de risco.
O QUE É UM TESTE DE TESTE DE DENSIDADE MINERAL ÓSSEA (DMO)?
O teste de DMO é um método seguro, rápido e indolor para medir se você tem osteoporose ou a probabilidade de desenvolvê-la no futuro.
Raios-X tradicionais usados para identificar ossos quebrados (por exemplo fraturas na coluna) não são capazes de medir a DMO. A DMO deve ser medida por técnicas mais especializadas. Diferentes tipos de testes de DMO estão disponíveis, mas o método mais comumente usado e recomendado é chamado DXA (muito mais conhecido como Densitometria Óssea), que significa absorção de raios-X de dupla energia. DXA é um tipo de raio-X capaz de detectar pequenas porcentagens de perda óssea.
O QUE SIGNIFICAM OS RESULTADOS DOS MEUS TESTES DE DXA?
A pontuação T no seu relatório de densidade óssea mostra o quanto sua massa óssea difere da massa óssea de um adulto saudável médio na casa dos vinte anos.
O escore T é medido em desvios padrão (SD) e define se sua massa óssea está na faixa normal, ou se você tem osteopenia (um estágio intermediário de perda óssea entre densidade óssea normal e osteoporose) ou osteoporose (um escore T de -2,5 ou inferior).
%2013_51_12.jpg)
Se os resultados do teste de BMD mostrarem osteopenia ou osteoporose, isso não significa automaticamente que você terá uma fratura. Há mudanças no estilo de vida e uma série de terapias disponíveis que seu médico pode prescrever para diminuir a perda óssea e ajudar a prevenir fraturas.
DE QUE OUTRA FORMA A OSTEOPOROSE É DIAGNOSTICADA?
Existem uma série de outros métodos para diagnosticar osteoporose, no entanto, estes são mais frequentemente utilizados em ensaios clínicos e pesquisas em oposição ao diagnóstico de rotina. Estes incluem avaliações radiológicas e Marcadores de Remodelamento Ósseo.
Fonte: https://www.osteoporosis.foundation/patients/diagnosis